Esta capacitação surgiu diante da proposta voltada para qualidade de vida integral do trabalhador; interligando questões pertinentes ao âmbito tanto pessoal e quanto profissional, pois ambos interdependem-se simbioticamente. Foi direcionada a todos os perfis de profissionais, cargos de liderança ou não, e de qualquer segmento de atuação; utilizando- se de uma linguagem acessível e atraente a todos envolvidos. Ministrada pela Professora Edna Custódio especialista em Recursos Humanos e contou com a presença de 24 colaboradores do Campus I.
Baseando- se em algumas das principais causas destas situações e em dados do INSS; idealizou- se esta ação integrante da SIPAT- CIPA Gestão 2019, para acontecer de uma forma problematizada, dialógica, dinâmica, preventiva e interessante para seus participantes. Por isto, optou- se por Metodologias Ativas, para transmissão do pilar que fundamentou o argumento aplicado nesta atividade; mesclando- se os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e INSS relativos à saúde do trabalhador; que derivam em causas de afastamento empresarial. Daí extraiu- se a temática: Inteligência Emocional no Ambiente Corporativo. Porque a inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio. Aprender, também, a compreender os sentimentos e comportamentos do outro. Objetivou-se facultar aos colaboradores participantes desta capacitação possibilidades que construíssem instrumentos para analisar, por si mesmos; suas condutas no ambiente laboral, favorecendo atingir resultados benéficos ao bem estar físico e mental individual e coletivo. Estes processos evidenciaram que torna- se possível colocar em prática ações para atingir as metas de qualidade de vida, quando cada um se propõe a isto; ou seja, vivenciando- se e estimulando- se o potencial individual de uma mudança radical de posturas voltadas para qualidade de vida. Alternativas como assegurar o equilíbrio emocional transcende à continência física. Perante a isto, instalou- se a necessidade de entremear- se o direcionamento que traduz a possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio voltadas para o seu bem- estar ; abrangendo situações que possam disseminar satisfação plena; acatando- se que o mais importante é considerar que o grande desafio encontrado no ambiente corporativo é a mudança comportamental com efetiva mudança de atitude, mentalidade, a maneira de ver o outro… Assim o restante torna- se decorrente: diminuem as barreiras arquitetônicas, compõem- se desta maneira, o direito ao respeito às condições básicas requeridas por todo trabalhador, estabelecendo- se assim – se relações salutares que extrapolam o ambiente organizacional.
Teve como abordagem inicial o controle das emoções individuais, o reconhecimento destas e a importância do seu uso adequado no ambiente corporativo.
Muitas situações de adoecimento e afastamento de trabalhadores; bem como sua prevenção são decorrentes do desconhecimento do autocontrole emocional relativo à esfera pessoal e corporativa. Alcançamos o objetivo através desta qualificação onde esclareceu-se sobre formas de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos; salientando a qualidade de vida de uma forma agradável e interessante aos participantes desta proposta.