Isolamento social não precisa significar ausência de movimento.

Janilton Gabriel de Souza Psicólogo, Psicanalista, Educador e Pesquisador. Mestre em Psicologia (UFSJ). Especialista em Psicanálise. Coordenador da Pós-Graduação em Psicanálise do Unis-MG e docente da graduação de Psicologia. Coordena o Núcleo de Psicanálise Interfaces. Escreve, mensalmente, no Folha de Varginha e Blog do Madeira. Edita do site Janilton Psicólogo

O Psicólogo Janilton Gabriel de Souza preparou dicas durante o isolamento social. Acompanhe!

“Isolamento social não precisa significar ausência de movimento. Você está restrito em sua casa, mas hoje, graças à tecnologia, é possível viabilizar e recriar o encontro com as pessoas com as quais nutrimos afetos. Qual era a sua relação com o smartphone? Você era aquele que sempre se negou a aprender a como usá-lo? Ou era do tipo que já não conseguia se ver mais sem o celular, tendo até alguns problemas pelo uso excessivo? Outro ponto que não será mais o mesmo depois deste momento: Nossa relação com a tecnologia.

Para quem se negava a aprender um pouco mais desse universo tecnológico, essa é uma ótima oportunidade. Aos que viviam uma vida sem vida por causa do confinamento tecnológico, ocasião importante para rever isso. Convide as pessoas por quem você nutre afeto para uma conversa em vídeochamada. Tome um café, um vinho ou algo que vocês gostam de

compartilhar. A partilha é um canal poderoso, assim como a voz e o corpo. Eles juntos constituem aquilo que nomeamos de presença. Por isso, na mesa, coloque o notebook ou celular de modo que você tenha a sensação do outro estar ali contigo. A presença é viva através da vídeochamada, comprovada por pesquisas. Isso não ocorre quando assistimos a um vídeo gravado. Então, que tal recriar o seu próximo encontro? Até a próxima!”

Escrito por: alira

No comments yet.

Leave Your Reply

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Galeria de Fotos